Apresentação


INTRODUÇÃO

A SEMANA ACADÊMICA DE ARQUIVOLOGIA, também nomeada como SEMARQ, é um evento voltado para os graduandos de arquivologia, que foi ocorrido em duas edições anteriores nos anos de 2006 e 2009, proporcionando o desenvolvimento de uma atividade aos discentes no curso de arquivologia na UFF e interação entre os mesmos. Ainda que não vinculada a semana acadêmica da universidade e nem mantendo uma regularidade sequencial de ano ao evento, o SEMARQ é observado como necessários aos estudantes não somente da UFF, mas aos da UNIRIO, e profissionais que decidem comparecer ao evento, reconhecendo na ação de criação do mesmo uma tentativa de fomento por parte dos estudantes da área em adquirir visibilidade.
Assim, o CAArq UFF (Centro Acadêmico de Arquivologia da UFF), mais os demais estudantes do curso na universidade, alicerçados pela ENEA (Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia), promovem um evento cujo objetivo é incentivar e informar os futuros profissionais de arquivo.

O EVENTO
 O SEMARQ de 2012 tem como tema “Tendências e perspectivas na arquivologia”; tal ideia surgiu em um debate entre os integrantes da organização que acreditavam que hoje, não somente no âmbito da arquivologia da UFF, há uma necessidade de se pontuar assuntos que estão como top ou em deficiência, vide que os futuros arquivistas em formação, que vivenciam cada vez mais da realidade tecnológica, precisam compreender assuntos novos e retomar alguns, que devido ao avanço informacional acaba por ser abafado.
No que tange o desenvolvimento do tema, foram escolhidos três eixos: Tecnologia na arquivologia, Arquivos médicos e a Educação em arquivologia. Com base nestes há uma busca em mediar os discentes presentes no evento a um aprimoramento quanto aos assuntos,  mais a redescoberta e aprofundamento nos que não houve uma possibilidade de desenvolvimento, através de palestras e mini-cursos.
 Visando atender ao objetivo de informar, serão expostos trabalhos dos estudantes do Mestrado de Ciência da Informação da UFF, de modo a apresentar o que está sendo produzido na universidade; também será aberto o espaço para associações de fomento a área que hão de explanar sobre seus trabalhos.
 Trançando um recorte mais específico sobre a Universidade Federal Fluminense, também haverá um espaço para a Coordenadora do curso de arquivologia na UFF dialogar com os participantes o atual momento do curso na universidade, e as ações para melhora; mais a palestra com a Presidente da ENEA (Executiva Nacional de Estudantes de Arquivologia), objetivando mobilizar os estudantes presentes às ações colegiadas, e partilharem das metas da ENEA.