Palestrantes

Alexandre de Souza Costa: Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Graduado no curso de Arquivologia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atua sobre os temas que tangem a Ciência de Informação e sua interação com a Arquivologia. No ano de 2011 apresentou seu trabalho de pesquisa, referente a sua dissertação, na II Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia.


Wagner Ridolphi: Arquivista na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Pós-graduado em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento pela Universidade Feredal do Rio de Janeiro; faz parte do corpo da Diretoria da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro. Possui pesquisas voltadas ao perfil dos estudantes de arquivologia.

Ana Célia Rodrigues: Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no Curso de Arquivologia, do qual é coordenadora . Atua principalmente nos temas de ensino e pesquisa em arquivologia; diplomática e tipologia documental; funções arquivísticas (identificação, classificação, avaliação) e gestão de documentos.

Rosale de Mattos Souza: Professora do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História Arquivística, Arquivos Permanentes ou Históricos, Representação Documentária e Arquivística, Filmes Documentários Institucionais, Fotografias, Documentos Sigilosos, Direito à Informação e Cidadania. Foi membro representante da UFF no Sistema de Gestão de Documentos da Administração Pública Federal, do Ministério da Educação - SIGA-MEC, junto ao Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ; e fez parte da Comissão Permanente de Documentos de Natureza Sigilosa da UFF.


José Mauro da Conceição Pinto: Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Atua nas áreas de Ensino e Pesquisa em História, Arquivística, e Gestão de arquivos de instituições de ciência & tecnologia em saúde.

Maria Luiza de Almeida Campos: Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFF/IBICT. Possui atividades de ensino e pesquisa na área de Organização e Recuperação da Informação, com especialidades nas seguintes temáticas: Indexação; Construção de Tesauros e Taxonomias; Teoria da Classificação; Terminologia; Ontologia; Metadados e Gestão de Conteúdos. Coordenadora do grupo de pesquisa Ontologia e Taxonomia : aspectos teóricos e metodológicos .

Carlos Henrique Marcondes: Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFF/IBICT. Possui atividades de ensino e pesquisa na área de Gestão de conteúdos digitais, Tecnologia da informação e Representação do Conhecimento em ambientes digitais, cujo possui um grupo de estudo na Universidade Federal Fluminense. Atua como consultor em Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz, e como pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Maria Lucia Valada de Brito: Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Pós-graduada em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui pesquisas voltadas gestão de documentos arquivísticos digitais e usuários de unidade de informação. Dois dos seus trabalhos, nestas linhas de pesquisa, foram apresentados no III Simpósio Baiano de Arquivologia, em 2011.


Priscilla Gomes: Graduanda de Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba; Presidente da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia; organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia em 2011, na Paraíba; diretora da Fundação Casa do Estudante da Paraíba; possui experiência em trabalhos de fomento em ações colegiadas ao curso de Arquivologia.
Lídia Silva de Freitas: Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia.  Ao lado de atividades como Documentalista em instituições públicas e organizações não governamentais, desenvolveu atividades docentes no ensino superior. Seus temas de interesse e produção atuais são: epistemologia e arqueologia foucaultiana do campo informacional; Informação, memória e cultura; informação, escrita, documento e leitura; e informação e discurso. Desenvolve na Universidade Federal Fluminense o projeto de iniciação científica “Informação, discurso e memória” e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro “MIDisC Memória, Informação, Discurso e Ciência”.